sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Do meio para cá… Ou para lá!


Escrevo isto depois de ter feito tudo porque como imaginam, não deu para parar a meio…. Nem consigo ter acesso á internet para publicar isto. Portante irão ler depois, assim como as entradas anteriores….
Ora então, “so far so good”. O avião vinha repleto de Chineses e eu encaixada no meio de dois…. Dormi duas horas que eles ressonam IMENSO!!  Portanto estou toda trocada…
A viagem dura tanto tempo…. E neste tempo percebi logo que há algumas ideias que são apenas mitos: eles não são pequenos, senão os que iam ao meu lado não me iam sempre a enfiar os cotovelos nos braços; Eles não são todos iguais (alguns até sorriem :P); e isto leva a um aspecto importante, até há chineses giros J (vá e elas também!); ah e eles também se riem alto, o que é bom para mim, que passo mais despercebida.
A viagem de avião serviu para eu me ir habituando. Eles falavam em chinês, os filmes eram em chinês (só alguns tinham tradição inglesa), mas nas músicas tinham Lady Gaga… (gostei mais das musicas chinesas…). As refeições, essas também já foram ao estilo Oriental…. Depois de uma massinha de tomate de Lisboa para Frankfurt, fui comer noodles com carne (acho eu) e legumes e beber um chazinho quente e cheesecake de sobremesa. Nada mau, certo???
Vamos tentar dormir um pouco e….. Parece que ia dentro de um comboio em vez de um avião!!!!
Os “meus vizinhos” a RESSONAREM bem alto… e também aqui eles fazem diferentes tonalidades, não é só a falar….”Estou tramada com F” pensei eu, e nada de dormir…. Lá me pus a ver um dos poucos filmes chineses com tradução e… adormeci J
Acordei passado duas horas e qualquer coisa com o comandante a dizer que estávamos a passar Moscovo e possui-me porque já não dormi mais porquê??? Nesse momento, os meus companheiros estavam em Stereo….
E vamos a outra refeição que isto de não fazer nada dá fome…. Desta vez foram uns Noodles com ovo e uns legumes e a sobremesa foi perinha e um iogurte. Muito bom J
Ok…. O voo atrasou-se mas correu tudo bem. A aterragem foi excelente e o Aeroporto é mesmo muito grande.
Lá se passou a fronteira e fui buscar a mala, que veio com excesso de peso claro…
Andei, andei, continuei a andar, e lá cheguei ao tapete, e esperei, esperei, esperei, saíram malas, mais malas, mais malas, mais, mais, mais, mais e mais e a minha azulinha nunca mais vinha… comecei a ficar “ligeiramente” preocupada…. E esperei mais um pouco, e mais, e não vinham mais malas….. Então E A MINHA MAAAAAALA???????????????????
Lá vou eu ter com os senhores para reclamar a mala, e conforme eu, estão mais 4 ou 5 pessoas, que não vieram do mesmo sitio que eu, pelo menos 3, a fazer o mesmo…
Lá sou atendida no balcão de uma companhia aérea que faz viagens para imensas partes do mundo, todos os dias transporta milhões de pessoas, e Inglês????? Pois… o pêpê (meu primo portanto) podia vir trabalhar para cá!!! Um pontapé daqui, uns gestos dali e a senhora lá entendeu (estou outra vez tramada com um F bem grande desta vez, pensei). A minha mala AINDA estava em LISBOA!!!!!!!! Como?? Ah não embarcou…. Pois, pensei eu, alguém tem que a transportar possa…. E não era eu… antes fosse!!!!! Agora vão-ma levar amanhã ao sítio onde vou ficar e que não sei qual é…. Lá deixei o meu numero, que tive que escrever, porque a senhora não estava a perceber o meu Inglês (seria do aparelho??), e vamos lá embora que já passou uma hora desde que sai do avião…  (estou cansada e a morrer por um banho…. )
Chegada cá fora, estava á espera de ver alguém com uma placa com o meu nome, e assim foi J
“Lhilhiana” perguntou-me a menina, e eu disse “Yes” e comecei a pedir desculpa e a explicar o porquê da demora e ela muito aflita diz-me: “me no English” e eu voltei a pensar “ó que Car@$%&#%, estou outra vez tramada, com F, claro”… e ela diz “espanhol por favor”…. (não acredito!!!!!!!!!!! Não sabe Inglês mas sabe Espanhol!!!!!!!!!! A sério??????????) e nisto chega a prof. de Espanhol. Como viu que me desenrasquei com a jovem pegou e foi embora. Então é assim, há alunos mais velhos que “trabalham para a escola” ajudando os professores estrangeiros, orientando os alunos que entram e que ajudam no exame de admissão á escola com explicações e são eles que controlam as provas…. E não pensem que é tudo uma rebaldaria… fiquei surpreendida!!! Eramos mesmo nós, tugas, a fazer isso…. J
Os outros que foram chegando de manhã já tinham vindo e só faltava eu e uma professora que vinha ás 4h da tarde da Tailândia.
Entretanto as meninas, que eram duas, e uma falava Espanhol (tentava) e a outra Tailandês, perguntaram-me o que eu queria comer e eu disse “escolham por mim que que eu não percebo bem” e a Estrella (o nome ocidental de uma das meninas) perguntou-me se comíamos arroz no meu país e eu disse que sim J
E lá fomos comer… A minha primeira refeição em território chinês, e só dia ser…… Pois é….. não é o que pensaram…. Não, não foi arroz. Eu comi NOODLES!!!!!!!!!!!!!!  Again??????????  Uma tigela de sopa com massa a boiar num liquido que parecia leite, mais duas folhas de couve, uns pedaços de frango e muuuuuuuuito picante. E eis que chegamos ao segredo para elas serem magras. Elas enchem a comida de picante e parece que ficam cheias muito mais depressa!!! Ora vamos lá pedir um garfo que isto dos paus ainda não é para mim e tenho fome. Treino depois…
Comemos e quando vínhamos a vir embora, reparei que não tinha a minha mala com o meu portátil no carrinho com as malas!!! Não posso!!!!!!!!! Deus tu não me estás a fazer isto, pensava eu!!!!!!!!!! Isto é um sinal, ISTO É UM SINAAAALl!!!!!!!!!! Expliquei á Estrella e ela lá foi ás informações enquanto eu tentava num mar de gente ver se conseguia ver a minha mala!!!!!!!! Porra pá…. (não era bem isto que eu pensava mas também não fica bem escrever aqui…) A menina do balcão das informações a perguntar-me onde tinha estado para tentarmos perceber…. A esta altura eu estava para lá de preocupada e estava quase quase a desesperar e só pensava que aquilo não me estava a acontecer… primeiro o telemóvel (sim, que eu ainda não superei isso….), depois a mala que estava do outro lado do mundo e agora sem portátil e o tablet, que ia tudo lá dentro….. AGRRRSFHGYUDTHG”$$%&%$##$%  COMO É QUE ISTO ME ESTÁ A ACONTECER???????????? Peguei e fui logo procurar o passaporte, senão ai é que era o bonito!!! Aaaahhhh, está aqui….
Ok, vamos aos “perdidos e achados”… e meio em Chinês da Estrella, meio em Inglês meu, lá comecei a descrever a mala e explicar aonde estive… Nisto entra um senhor, que chegou como um anjo anunciando a “Boa Nova” que tinham deixado aquilo num gabinete da Air China, e eu descontrolada comecei a gritar em Português “ISSO É MEU, ISSO É MEU”  e pronto… depois de ter eles todos a olharem para mim com cara que estava entre o medo e a estupefacção lembrei-me de onde estava e lá disse que aquilo era meu em Inglês…. E era um sinal sim, mas de que eu era bastante distraída, apenas… Portanto, aqui as pessoas serão ligeiramente mais sérias que em certos cafés do nosso País?????????? Fica a questão…. (sim eu também contribuo é certo, mas eles tinham deixado a minha mala em lisboa e eu estava desorientada, porque na mala de mão só tinha duas camisolas, uns chinelos, dois casacos, um par de quecas metidas ao acaso, um pijama de verão e toalha de banho…)
Com isto tudo, esperámos o pouco que faltava para vir a outra professora.
Ela chegou, e percebi que não se tratava de uma “shemale”, que da Tailândia nunca se sabe :P  era bastante simpática e falava Inglês J.
Então ficou ali uma mistura estranha… Eu falava com a Estrella em espanhol, que não sabia Inglês e que falava em Chinês com a outra moça Chinesa, e falava com a Rung (prof. Tailandesa) em Inglês, e ela falava em Tailandês com a outra moça, que não falava comigo porque só sabia Chines e tailandês, nem a Rung falava com a Estrella porque esta só sabia Espanhol e Chinês…. Confuso??? Nãããooo!!!
Toca a ir apanhar o táxi para a estação de comboios…. (ainda não fumei desde o Porto…)
Depois de duas horas de táxi (O.o !!!) lá chegámos á estação de comboios. A Estrella pagou pela corrida o equivalente a 17€. Deixo para vocês avaliarem se foi barato ou não….
Nisto chegámos á estação e eu percebi que estava na China!!!!!!!! Enoooooooorme, mesmo mesmo muito grande. Para quem Já viu a estação de Nova York, esta é beeeem maior…. E é bonita J muito bonita que achei.
Só entra quem tem bilhete. Ah começo-me a aperceber que aqui o conceito de fila é mais ou menos assim: tudo ao molhe e fé em Deus ou em quem tiver mais força para empurrar…
Ainda falta para o comboio, e aproveitei para escrever este post agora.  Estava eu maravilhada com a estação e precisava de ir á casa-de-banho. Quando entro volto a perceber no país em que estava…. Cheirava muito mal…. Mas a vontade apertava, por isso toca de suster a respiração e fazer rapidinho. Quando abro a porta da casa de banho…. Deixei de suster a respiração para ficar com cara de WTF???? (isto pede uma asneira acreditem….) Xixi à aviador???????? A sério???? Nem as barrinhas de lado para me segurar???? Ok… Então era assim: a sanita era como aquelas que estão nalgumas estações de serviço, um buraco no chão…. A esta altura, e pensando bem, parece mais higiénico para a quantidade de pessoas que deve ali passar durante o dia, mas aquilo não me parece que seja limpo “de hora a hora” como algumas nossas… Vamos lá fazer pontaria e sair daqui que já não se aguenta…
Cá fora, novamente, o ar parece muito mais limpo, mesmo cheirando a comboio… Relativizar…. Conceito apreendido diariamente por aqui J
É estranho porque toda a gente olha para mim…. Uns com ar de curiosidade, outros nem por isso… Enfim….
Vem ai o comboio… Ah aqui a divisão das classes também é feita de diferentes formas. Não há intercidades ou alfa, há um comboio rápido e só. É dividido em Soft seats e Hard seats J
Daqui a mais umas horas já estou “em casa”…. Vou tomar uma banhinho tãaaaaao boooom…… 

Sem comentários:

Enviar um comentário